24/03/2017

Ciclovia e ciclofaixa são apagadas em São Paulo.

Por: Tribuna de ACOPIARA

Camada de asfalto foi colocada sobre ciclofaixa no Morumbi. Prefeitura afirma que ciclovias estão em manutenção e serão repintadas.


Ciclovias e ciclofaixas foram apagadas e placas de sinalização foram retiradas na capital paulista nas últimas semanas. A Prefeitura de São Paulo afirma que as ciclovias estão em manutenção e serão repintadas e que as placas estavam pichadas e serão realocadas.

A ciclofaixa na Rua Doutor Fausto de Almeida Prado Penteado, no Morumbi, Zona Sul, desapareceu, bem como as placas que indicavam o trânsito de bicicletas, A camada de asfalto começa exatamente onde estava o início da ciclofaixa.

“Tinha placa de proibido e tinha placa de bike e tiraram tudo. Foi sumindo, sumindo arrancaram placas e tartarugas”, disse o ciclista Maurício de Andrade.

“Era super boa, lisa, pra falar que não tinha nenhum buraco tinha um buraquinho só na tampa de esgoto só , nada que justifique o recapeamento e eu uso ele todo dia, entrada e saída na região. É a segurança que traz pro ciclista, aqui não tem semáforo, lombada e os carros passam a milhão, ela meio que delimita nosso espaço”, disse.

O SPTV viu que a placa chegou a ser retirada e voltou para o lugar, mas não foi afixada de maneira firme.
Para o diretor da Associação de Ciclistas de São Paulo, Daniel Guth, haverá um retrocesso caso as ciclofaixas sejam retiradas definitivamente.

“Se se trata de remoção de ciclofaixas é um retrocesso social na cidade de São Paulo e a gente não vai permitir. A gente vai fazer de tudo pra que a sinalização volte, cobrar a Prefeitura pra que apresente um plano do que ela quer a partir de agora para as políticas cicloviárias para que a gente consiga avançar com essa agenda e não retroceder”, disse,

Na Avenida Torres de Oliveira, ao lado da Cidade Universitária, no Butantã, Zona Oeste, a ciclovia também sumiu. Mas diferentemente da situação no Morumbi, a via inteira foi recapeada.

As placas de sinalização continuam de pé, mas os ciclistas estão com medo. Segundo os funcionários da obra, eles estão a serviço de empresa contratada pelos alunos da Universidade e que vão repintar a ciclovia.

A pintura da Rua Doutor Fausto Penteado será feita semana que vem. Sobre a ciclovia da Avenida Torres de Oliveira, a alteração é temporária por causa das obras do pólo gerador e que ela será refeita quando os trabalhos terminarem.

Com a colaboração do G1.com

Nenhum comentário: