Por: Tribuna de ACOPIARA
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Se havia alguma dúvida sobre quem começa a temporada 2017 como favorito, agora já não há mais. Lewis Hamilton tratou de confirmar que a Mercedes segue sendo a força dominante da F1, ao menos nesta fase inicial de campeonato. Com um desempenho avassalador no segundo treino livre do GP da Austrália, nesta sexta-feira (24), o tricampeão do mundo foi muito superior aos rivais mais próximos e ficou perto do recorde da pista, que foi registrado por Sebastian Vettel em 2011, na Red Bull: 1min23s529. Usando pneus ultramacios, Hamilton cravou 1min23s620 e foi mais de 0s5 mais rápido que o segundo colocado. Depois de uma manhã apagada, a Ferrari mostrou performance e colocou Vettel em segundo, também com pneus ultramacios, mas muito atrás da Mercedes de Hamilton.
Ao menos, o tetracampeão conseguiu superar Valtteri Bottas, que terminou em terceiro. O finlandês, que faz sua estreia na Mercedes neste fim de semana, fechou a sexta-feira com 1min24s176 como mehor tempo, 0s009 atrás de Vettel. Kimi Räikkönen garantiu a quarta marca, mas bem mais atrás dos primeiros colocados, enquanto Daniel Ricciardo desta vez não conseguiu encostar nos ponteiros e fechou o rol dos cinco primeiros do treino, superando seu companheiro de Red Bull, Max Verstappen.
Depois de andar bem no primeiro treino livre e terminar em sétimo, Felipe Massa enfrentou uma falha no câmbio do seu Williams FW40 e ficou a maior parte do treino sem acelerar em Melbourne. O brasileiro acabou a sessão em 14º.
Assim como aconteceu no primeiro treino livre, Romain Grosjean foi o piloto que abriu os trabalhos da sessão desta tarde em Melbourne. O franco-suíço foi seguido pelo seu companheiro de Haas, Kevin Magnussen. A novidade foi que a equipe norte-americana retirou dos seus dois carros a Asa-T que estava acoplada à 'barbatana' depois de problemas de instabilidade com a peça pela manhã. Stoffel Vandoorne também deixava os boxes, mas Fernando Alonso tinha problemas no seu carro. A McLaren tinha de trabalhar duro para garantir o bicampeão na pista o quanto antes.
O primeiro tempo da tarde foi registrado por Grosjean, que cravou 1min26s912 com pneus supermacios. Os carros da Haas, tanto de Grosjean quanto de Magnussen, tinham dificuldades em trechos de frenagens fortes, como nas curvas 1 e 3. Vandoorne seguia na pista com pneus macios, enquanto o treino ganhava a presença de mais pilotos. Aos poucos, a maior parte do grid deixava os boxes para a sequência dos trabalhos no circuito Albert Park.
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Ricciardo subia para segundo lugar ao marcar 1min27s025. Grosjean melhorava seu tempo, permanecendo na ponta com 1min26s780. Mas o franco-suíço foi superado pouco depois por Felipe Massa. Depois de conseguir fechar o primeiro treino em sétimo lugar, o brasileiro continuava a mostrar bom trabalho com o novo Williams FW40 e, com pneus supermacios, anotou 1min26s367. Mas Felipe acabou sendo batido em seguida pela Mercedes de Lewis Hamilton. Com pneus macios, o tricampeão do mundo fez uma grande volta em 1min25s283.
Bottas fez sua primeira volta rápida em seguida. Mas, com pneus supermacios, o finlandês não conseguiu ser mais rápido que Hamilton e marcou 1min25s149. Segundos depois, o #77 acabou sendo batido por Kimi Räikkönen. Depois de um primeiro treino em que escondeu o jogo, a Ferrari mostrou serviço e se colocou na ponta com 1min25s087, também com supermacios, sendo 0s062 mais rápido que Bottas. E Sebastian Vettel, atrapalhado pelo tráfego, subia para o quarto lugar.
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Vettel deu sequência ao seu stint de voltas rápidas com os supermacios e conseguiu encaixar uma boa volta, subindo para a ponta com 1min24s926, sacramentando uma momentânea dobradinha da Ferrari. O treino seguia seu curso até que, na última curva do circuito, Jolyon Palmer cometeu um erro, escapou de traseira e acertou seu Renault na barreira de pneus. Primeira bandeira vermelha da temporada 2017 da F1.
A sessão foi retomada quando restavam 57 minutos para o fim. Alonso se preparava para finamente completar suas primeiras voltas no período da tarde, enquanto Vettel deixava os boxes com pneus ultramacios. Minutos depois, quando ocupava a oitava posição no treino, Massa enfrentou problemas no câmbio do seu FW40 e encostou na área de escape da curva 10. Era o fim da participação do brasileiro nesta sexta-feira na Austrália. Sem problemas, Verstappen subia para a segunda posição, enquanto os dois carros da Mercedes aceleravam com os pneus ultramacios.
Com a colaboração do MSN Notícias.
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