Por: Tribuna de ACOPIARA
Placas do Estádio Centenário, no Uruguai, mostraram logo de programa da Prefeitura de SP. Espaço foi cedido por empresa que já foi promovida nas redes sociais do tucano.
Prefeitura divulgou programa de zeladoria urbana durante jogo da seleção brasileira nesta quinta (Foto: Reprodução/TVGlobo) |
A propaganda da gestão João Doria cruzou fronteiras na noite desta quinta-feira (23). Durante alguns minutos a logomarca do “Cidade Linda”, um dos principais programas da Prefeitura de São Paulo, ficou estampada nas placas eletrônicas de publicidade do Estádio Centenário, no Uruguai, onde a seleção da casa enfrentou o Brasil pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
De acordo com a Prefeitura, a propaganda não teve custo algum aos cofres públicos. O espaço, de três minutos, foi cedido gratuitamente por um empresário do ramo farmacêutico que adquiriu o direito de exposição nas placas. A partida foi transmitida pela TV Globo para todo o país. A primeira publicidade da gestão Doria com abrangência nacional.
O empresário em questão é Sidney Oliveira, dono da Ultrafarma. A gentileza da empresa para com os programas da gestão Doria não é inédita. A Ultrafarma foi, por exemplo, uma das farmacêuticas que fechou parceria para doar medicamentos em falta na rede municipal de saúde.
Gentileza gera gentileza. E a de Oliveira não passou em branco. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Doria ataca de “garoto-propaganda” da Ultrafarma. Na gravação de pouco mais de 1 minuto, ele aparece ao lado de seus secretários apresentando diversos produtos da empresa, como suplementos vitamínicos e complexos minerais.
Prefeito João Doria publicou vídeo em suas redes sociais apresentando produtos da Ultrafarma (Foto: Reprodução/Facebook) |
“Estou me divertindo com as mensagens que aqui sobre meu ritmo de trabalho. Sempre trabalhei muito para alcançar meus objetivos e será assim que conseguiremos entregar, em apenas 4 anos, a São Paulo que a população merece. Por isso, os secretários precisam estar vitaminados para aguentar o ritmo!”, escreveu na descrição do vídeo que viralizou no Facebook.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo, afirmou que o espaço de divulgação no Estadio Centenário foi doado sem nenhuma contrapartida. "Como tem sido a prática rotineira, o termo desta doação será publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo", informou.
"O programa SP Cidade Linda, que ocorre semanalmente desde o início do ano, tem provocado a mobilização de diversos setores sociais e de cidadãos em geral, dispostos a contribuir com a cidade. A Prefeitura estimula e agradece a atitude de todos que quiserem colaborar para uma cidade melhor", completa o texto.
Para o promotor José Carlos Bonilha, a ação de marketing pode ser considerada uma propaganda eleitoral antecipada caso Doria se candidate a novos cargos públicos. A irregularidade, no entanto, só poderia ser constatada com uma análise mais ampla.
"Somando-se diversas ações e demonstrando-se que a intenção era a produção de efeitos em eleições", explica ele. "Se lá na frente, demonstrar-se que o intento era eleitoral, pode-se voltar no tempo e pinçar essa prática, caracterizando-a como propaganda irregular, porque antecipada", completou.
De acordo com o promotor, o fato da propaganda ter sido feita em outro país não desqualificaria o ato. "Embora ele faça propaganda fisicamente em um estádio no Uruguai, o jogo é transmitido para todo o território nacional. Todos os brasileiros, potenciais eleitores em uma próxima eleição, estão assistindo à publicidade", justifica.
Com a colaboração do G1.com
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