Por: Tribuna de ACOPIARA
Açudes em Acopiara seguem tomando pouca água. A Barragem está no seu volume morto.
Três municípios da região Centro-Sul registraram chuva nesta segunda-feira, 17. Segundo dados da Funceme, choveu em Jucás (16mm), Cariús (15mm) e Cedro (14mm).
![]() |
Açude Trussu em Iguatu. (Foto: Honório Barbosa) |
No município de Iguatu choveu no último sábado, 15. Foram observados no Baú (49mm) e na cidade (19mm).
Em Iguatu, até ontem, a Funceme registrou em média 104.5mm. O esperado para o mês são 201.8mm. Até o momento há um desvio negativo de 48%.
As chuvas têm sido boas para a produção agrícola e formação de pastagem nativa para o gado, mas fracas para armazenar água, mesmo em lagoas e pequenos açudes da região.
O açude Trussu, por exemplo, acumula apenas 13% de sua capacidade. Não houve recarga neste ano. As lagoas de Iguatu, Baú, Saco e Barro Alto permanecem secas.
Na localidade de Água Fria, na região do Baú, o produtor rural, Francisco Ribeiro disse que até mesmo os pequenos açudes não receberam água. “A chuva é fina, boa para a agricultura, para o pasto, mas não faz água”, frisou.
Acopiara
A cidade de Acopiara também enfrenta o mesmo problema de pouco acúmulo de água. O rpincipal reservatório da cidade, barragem Dr. Tibúrcio Soares, ainda não tomou água neste ano e a situação segue crítica. O reservatório está em seu volume morto com menos de 9% da capacidade total.
Leia Mais
- Bacia do Quincoê encontra-se em estado crítico. Barragem Dr. Tibúrcio Soares ainda não tomou água neste ano.
- Açudes do Ceará têm média de 10,3% da capacidade, afirma Cogerh. Bacia do Quincoê está no seu volume morto.
- O Nordeste Rural mostra a situação do Açude Castanhão depois de 2 meses de chuvas. Confira o vídeo:Açudes do CE ganham 135,8 mi de m³ em 2017, mas volume ainda é baixo
Com a colaboração do Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário