04/04/2017

Governo anuncia ampliação do BPRaio para 13 cidades do Ceará. Acopiara deverá receber reforço do Raio em breve.

Por: Tribuna de ACOPIARA

Ampliação será possível após reforço no efetivo da PM, segundo o governador. Acopiara deverá receber reforço do Raio até final de 2018.

O governador Camilo Santana anunciou nesta terça-feira (4) a ampliação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) no Ceará. Segundo Camilo, 13 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza e do interior do estado receberão unidades permanentes do batalhão.

Além de Canindé, que já está em fase de implementação, o BPRaio deverá ser levado para outros 12 municípios cearenses: Aquiraz, Aracati, Caucaia, Camocim, Crato, Eusébio, Horizonte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova e Quixeramobim.

Camilo Santana acrescentou que pretende, até o fim de sua gestão, implantar bases do BPRaio em todas as cidades cearenses com mais de 50 mil habitantes.

"São cidades de médio porte que receberão o Batalhão do Raio neste ano e no próximo. Temos observado grandes resultados com a implantação do BPRaio no combate à violência", comentou o governador em sua página oficial no Facebook.

Aumento no efetivo
Segundo o governador, a ampliação das unidades do BPRaio no Ceará será possível após a formação de 2.800 novos policiais militares aprovados no último concurso da PM. Na segunda-feira (3), Camilo Santana inaugurou o curso de formação para 1.400 alunos aprovados na primeira turma do certame. Outros 1.400 candidatos devem ser convocados ainda neste ano, segundo Santana.

Acopiara
Acopiara recebe visitas frequentes do BPRaio, mas o pelotão é do destacamento de Iguatu. A cidade ainda não tem uma base fixa do policiamento especializado em abordagens rápidas e patrulhamento ostensivo. Segundo palavras do próprio governado Camilo Santana, até o final de 2018 a cidade passará a contar com um destacamento fixo do BPRaio.

Acopiara tem mais de 50 mil habitante, mais precisamente 53.358, segundo projeções do IBGE em 2016, e por isso, a cidade se enquadra no critério do governador que é colocar destacamento fixo do BPRaio em todas as cidade com mais de 50 mil habitantes.

A população aguarda ansiosa um destacamento fixo desse pelotão de elite, haja vista os crimes na cidade tem aumentado significativamente e o cidadão tem sentido falta de uma polícia mais atuante. 

Com a colaboração do G1.com

Nenhum comentário: