23/03/2017

Fortaleza registra chuva de 42.4 milímetros nesta quinta-feira. Em Acopiara também choveu.

Por: Tribuna de ACOPIARA

Defesa Civil informou que não recebeu nenhuma ocorrência grave. Choveu em mais de 100 municípios do Ceará, segundo a Funceme.

Por causa da chuva no início da manhã, o trânsito na BR-116 ficou congestionado.
O posto pluviométrico da Messejana registrou chuva de 42.4 milímetros.
Foi registrada precipitação também no Posto Água Fria 29 milímetros.
(Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Chove em Fortaleza desde a madrugada desta quinta-feira (23). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até as 8h35 desta quinta-feira, o posto pluviométrico da Messejana registrou chuva de 42.4 milímetros. Foi registrada precipitação também no Posto Água Fria de 29 milímetros. Já o Posto Pici apontou 14.3 milímetros.

Apesar da chuva intensa a Defesa Civil informou que não recebeu nenhuma ocorrência grave como deslizamentos e alagamentos como ruas intransitáveis e água entrando nas casas. A Defesa Civil reforçou que está com equipes de plantão nesta quinta, para trabalhos de prevenção, monitoramento e atendimento.

Com a chuva houve alguns pontos de alagamentos em locais já conhecidos na cidade como, por exemplo, na Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), Avenida Heráclito Graça com Ildefonso Albano e trecho da da Avenida Alberto Craveiro próximo ao Mackro. Porém, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que os pontos de alagamentos não representaram problemas para os motoristas.

Semáforos com problemas
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) afirmou que o semáforo do cruzamento da Avenida Humberto Monte com Jovita Feitosa, no Bairro Pici apresentou problemas no início da manhã, mas o semáforo já voltou ao normal.


Funceme prevê dias nublados e chuvosos em todas as regiões do Ceará nesta quinta e sexta-feira (23 e 24).
(Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Precipitações em Fortaleza
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê dias nublados e chuvosos em todas as regiões do Ceará nesta quinta e sexta-feira (23 e 24). As chuvas são ocasionadas pela atuação de uma zona de convergência intertropical no Nordeste brasileiro.

Nesta quinta-feira, as chuvas se concentraram principalmente na Região Jaguaribana e Região Sertão Central e Inhamuns do estado. As precipitações ocorreram em mais de 100 cidades das 184 do Ceará, sendo os maiores volumes em Quixeré (102 milímetros), Russas (91), Madalena (76.6) e Paraipaba (76.2).

Segurança hídrica em 21 cidades
Nesta quarta, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) divulgou uma lista de 21 cidades onde as chuvas garantiram armazenamento de água até pelo menos 2018.

Os municípios são Altaneira, Antonina do Norte, Canindé, Caridade, Coreaú, Forquilha, General Sampaio, Graça, Independência, Maranguape, Martinópole, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Paramoti, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Tejuçuoca, Uruoca e Varjota. Além dos distritos de Lagoa do Mato (Itatira), São Domingos (Caridade), Tabuleiro dos Mendes (Antonina do Norte) e Lapa (Graça). Para o diretor de Unidade de Negócios do Interior da Cagece, Hélder Cortez, o número ainda pode aumentar.

Em Fortaleza e Região Metropolitana, a situação segue crítica. O principal açude que abastece a região, o Castanhão, está muito abaixo de sua capacidade de armazenamento, com um volume de apenas 5,7%.

Açude Maranguapinho foi o primeiro da Região Metropolitana a sangrar
(Foto: Reprodução)

Acopiara
A sede de Acopiara também recebeu chuvas nesta manhã de quinta-feira.

Apesar das constantes chuvas, o volume ainda não é suficiente para reabastecer a barragem Dr. Tibúrcio Soares, principal reservatório da cidade que está com seu nível de água em estado crítico.

Segundo a Funceme, deverá chover durante o final de semana na cidade.

Avenida Paulino Félix. Acopiara-CE

Com a colaboração do G1.com e TV Verdes Mares.


Um comentário:

Anônimo disse...

Participe! Deixe aqui sua opinião e o seu comentário.