Por: Tribuna de ACOPIARA
Neste ano já foi registrado um aporte total de 637,65 milhões m³ nos reservatórios do Estado; Acaraú Mirim, Caldeirões, Valério e Maranguapinho estão sangrando, mas diversas cidades incluindo Acopiara ainda estão com nível crítico em seus reservatórios.
Faltando ainda cerca de uma semana para o fim do mês, o volume de chuvas registrado em março de 2017 já é o maior desde 2009, quando o Ceará teve 207,9 milímetros durante o mês todo.
Até agora, as precipitações neste mês somam 190,1 milímetros, conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Porém, o montante ainda é 6,6% menor do que a média histórica do período, que é de 203,4mm.
O volume mensal, apesar de ser o maior em 8 anos, somente não é maior pois três das oito macrorregiões do Estado - Litoral de Fortaleza, Litoral Norte e o Maciço de Baturité - registraram chuvas abaixo da média histórica até esta sexta-feira (24).
Infográfico com o comparativo das chuvas em março desde 2007 a 2017 |
Contribuição para açudes
Com as chuvas recebidas em março, os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), cuja capacidade total são 18,64 bilhões m³, apresentam volume de 1,70 bilhão m³ (9,27%).
Neste ano já foi registrado um aporte total de 637,65 milhões m³. Os reservatórios destaques que tiveram recarga foram: Castanhão, Itaúna, General Sampaio, Acaraú Mirim e Edson Queiroz. No total 67 açudes registraram aporte. Acaraú Mirim, Caldeirões, Valério e Maranguapinho estão sangrando.
Com a colaboração do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário