Por: Tribuna de ACOPIARA
Britânico da Mercedes faz melhor tempo na madrugada deste sábado, conquista sua sexta pole no circuito e empata com marca de ídolo em terras australianas. Felipe Massa largará em sétimo.
Será que nos momentos em que Lewis Hamilton apontou a Ferrari como favorita para 2017, ele estava apenas escondendo o jogo ou de fato acreditava nesta possibilidade?
De uma forma ou de outra, o piloto da Mercedes não tomou conhecimento da rival italiana e cravou, na madrugada deste sábado, a primeira pole da temporada 2017 de Fórmula 1, com 1m22s188, anotando um novo recorde (não oficial) em Melbourne, na Austrália. Com a conquista, o tricampeão chegou a sua 62ª pole na carreira. Esta e a sexta vez que ele largará na ponta no GP da Austrália, igualando o ídolo Ayrton Senna.
Com o time de Maranello no cangote, o grid de largada ficou bem dividido: o segundo posto foi para Sebastian Vettel, separando as Mercedes, seguido por Valtteri Bottas, em terceiro, e Kimi Raikkonen, em quarto. Vendo o companheiro de equipe sequer avançar ao Q2, Felipe Massa largará da sétima colocação na corrida, neste domingo.
Confira os melhores momentos do treino classificatório:
Q1 / 20 pilotos / 18 minutos
Enquanto todos partiram para a primeira sessão do ano de pneus ultramacios, a Ferrari apostou nos supermacios e fez o melhor tempo, com Sebastian Vettel. Mas não tardou até que Lewis Hamilton colocassem onrdem na casa, seguido pelo companheiro de equipe, Valtteri Bottas.
Apesar de a Williams ter conseguido consertar o carro de Lance Stroll a tempo, a melhor volta do piloto não foi suficiente para que ele avançasse ao Q2 - apesar de ter ficado em 19º, o canadense largará em último, já que foi punido com cinco posições no grid pela troca da caixa de câmbio do seu carro... Felipe Massa, no entanto, fez o 8º melhor tempo e avançou para a etapa seguinte.
Eliminados no Q1
16º - Antonio Giovinazzi (Sauber)
17º - Kevin Magnussen (Haas)
18º - Stoffel Vandoorne (McLaren)
19º - Lance Stroll (Williams)
20º - Jolyon Palmer (Renault)
Q2 / 15 pilotos / 15 minutos
As duplas de Mercedes e Ferrari foram as duas a correr para a pista logo que a bandeira verde foi dada. E foram esses os quatro mais velozes, com Bottas e Hamilton nas duas primeiras colocações, seguidos diretametne por Raikkonen e Vettel. Com as forças muito bem definindas em Melbourne, a RBR veio logo atrás, com Ricciardo e Verstappen. Felipe Massa foi o sétimo mais veloz, tendo Grosjean e a dupla da STR ao seu encalço como a surpresa deste início de temporda. A Force India, quarta nos construtores em 2016, sequer passou para o Q3.
Eliminados no Q2:
11º - Sergio Perez (Force India)
12º Nico Hulkenberg (Renault)
13º - Fernando Alonso (McLaren)
14º - Esteban Ocon (Force India)
15º - Marcus Ericsson (Sauber)
Q3 / 10 pilotos / 12 minutos
Novamente as equipes de ponta foram as primeiras a sair dos boxes. As forças ficaram bem divididas conforme os pilotos realizaram suas voltas rápidas, com Hamilton, Vettel, Bottas se revezando na primeira colocação. Mas quem terminou no topo foi o britânico da Mercedes, com direito a recorde da pista.
Momentos depois de Lewis anotar aquela que seria a primeira pole do ano, o treino foi interrompido com bandeira vermelha em função de uma pancada de Ricciardo na saída da curva 14. Como o piloto não havia anotado tempo, largará automaticamente em 10º.
Com a bandeira verde, Roamain Grosjean completou uma excelente volta e colocou a Haas no sexto lugar. Felipe Massa não conseguiu superar o francês e ficou com o oitavo melhor tempo.
Confira o vídeo do acidente com Daniel Ricardo:
Com a colaboração do G1.com
Um comentário:
Participe! Deixe aqui sua opinião e o seu comentário.
Postar um comentário