Por: Tribuna de ACOPIARA
Momento de refletir sobre nossas responsabilidades para fazer o trânsito e até mesmo a cidade melhor.
Este blog veio em outra ocasião parabenizar o STTrans pela retomada das rondas de rotina e fiscalização do trânsito. Desde então muitos cidadãos têm nos procurado através de nossa página de contato e denúncias para alertar sobre diversas infrações de trânsito que estão acontecendo na cidade mesmo após a retomada das patrulhas.
Dentre as infrações mais comuns estão:
- Falta de capacete;
- Mais de 2 pessoas em uma moto;
- Manobras proibidas em vias públicas (Empinar);
- Motocicletas sem farol, sinaleiras ou retrovisores;
- Adolescentes pilotando motos;
- Passagem em sinal fechado;
- Carros e motos trafegando em contramão;
- Carros e motos parados no meio da rua obstruindo o trânsito;
- Carros e motos realizando ultrapassagens perigosas;
- Carros e motos trafegando acima da velocidade máxima permitida.
Se olharmos bem, o trânsito de Acopiara parece uma terra sem leis! Nos informou um cidadão que pediu para não ser identificado.
Para piorar a situação, este blog tomou conhecimento, via denuncia de populares, que os condutores de Acopiara estavam cometendo essas infrações mesmo com a presença da patrulha do STTrans.
Com o andar da carruagem, poderemos presenciar algo parecido com a foto aqui em Acopiara. |
O Tribuna de Acopiara apurou os fatos e constatou que realmente o fato procede. Acompanhamos a viatura do STTrans de forma discreta e inexplicavelmente presenciamos os guardas flagrarem diversas infrações de trânsito sem que nenhuma providencia tenha sido tomada. Nem mesmo um grito para tentar conscientizar o condutor foi dado. Quando muito, soava o alarme da viatura.
O STTrans informa que está trabalhando de forma incansável para tornar o trânsito de Acopiara mais tranquilo e civilizado. Também presenciamos alguns carros de som divulgando uma campanha muito bem-vinda do STTrans e da Prefeitura para conscientizar os motoqueiros da importância do capacete.
Entendemos que talvez o STTrans esteja agindo com cautela afim de educar os condutores antes de puni-los. Achamos que realmente a punição deve ser em ultimo e extremo caso. Mas tudo precisa ter limites.
A questão da falta de capacete e das manobras perigosas (empinar) perincipalmente, é muito crítica e precisa ser tratada com todo o rigor da lei. Por isso, pedimos às autoridade competentes, e nesse pedido incluímos além da: prefeitura, Guarda Civil e STTRans; o Ministério Público e Polícia Militar para tomarem as medidas necessária e cabíveis para coibir essas práticas em nosso trânsito haja vista: vidas estão em jogo.
Polícia Militar
Sabemos das atribuições da PM e conhecemos sua jurisdição. Porém não podemos ficar parados frente a omissão da PM com relação às manobras perigosas (empinar) que têm se tornado tão populares entre nossos jovens.
Pedimos à Polícia Militar de Acopiara para quando se deparar com uma turma de motoqueiros empinando ou em modos operantes suspeito, não faça vista grossa e não deixe-os passar despercebidos. Zelar pela segurança do cidadão é um dever de todos independente de jurisdição ou atribuição.
Administração Municipal
Pedimos à Administração Municipal que através de seus órgãos competentes, bem como em parceria com os vereadores desta cidade, tomem providencias enérgicas para coibir tais prática em ambiente público.
Mas, só proibir não vai resolver o problema. O Tribuna de Acopiara aconselha a criação de um espaço público fechado e destinado à prática dessas manobras radicais, cumprindo claro, todos os requisitos de segurança e com total acompanhamento das autoridades de trânsito. Assim, os jovens terão um local seguro para praticarem e não vão colocar vidas em perigo, alem do que, o Município estará fomentando o surgimento de futuros esportistas de auto-nível.
Para finalizar
Pedimos aos jovens adeptos da prática de empinar, que tenham cuidado. Evitem realizar estas manobras em ruas movimentadas. Escolham locais com boa iluminação mais ermos. Procurem sinalizar o local com cones ou algo do tipo para evitar acidentes com terceiros.
Lembrem-se: a vida vale mais que qualquer aventura ou aplauso que possam receber.
Um comentário:
Participe! Deixe aqui sua opinião.
Postar um comentário