Por: Tribuna de ACOPIARA
Além do Cauhipe, os açudes Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Valério (Altaneira), S. Pedro Timbaúba (Miraíma), Itaúna (Granja) e Maranguapinho (Maranguape) estão com seus volume máximos.
O açude Cauhipe, localizado em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, atingiu 100% de volume neste domingo e tornou-se o 7º açude do Ceará monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) em plena capacidade máxima.
Com capacidade de 12 hm³, o reservatório, que faz parte da bacia Metropolitana, não atingia os 100% desde 14 de maio de 2011, conforme informações do Portal Hidrológico do Ceará.
Um dos motivos para o açude Cauhipe atingir seu volume máximo foram as fortes chuvas em Caucaia. Lá, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 23,3% acima da média em março deste ano, ou seja, as precipitações chegaram 354,2 milímetros contra os 287,4mm normais.
Situação hídrica
Até a última sexta-feira (31), os 153 açudes monitorados pela Cogerh, cuja capacidade total são 18,64 bilhões m³, apresentavam volume de 1,97 bilhão m³ (10,54%). No total, 68 açudes registraram aporte este ano.
Além do Cauhipe, que chegou aos 100% neste domingo, os açudes Acaraú Mirim, da bacia do Acaraú, Caldeirões, da bacia do Alto Jaguaribe, Valério, da bacia do Alto Jaguaribe, S. Pedro Timbaúba, da bacia do Litoral, Itaúna, na cidade de Granja, e Maranguapinho, da bacia Metropolitana, estão sangrando. O Tijuquinha, em Baturité, já sangrou, mas teve seu volume reduzido.
Com a colaboração do Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário