15/02/2017

Será que o mundo vai acabar amanhã?

Por: Tribuna de ACOPIARA

Desde janeiro tem saído boatos na internet de que um asteroide gigantesco vai colidir com a terra amanhã. Será que isso é verdade?
Ilustração de um asteroide colidindo com a Terra (Nasa/iStockphoto/Getty Images)
Em janeiro deste ano o jornal britânico Daily Mail publicou uma polêmica entrevista com o suposto astrônomo russo Dyomin Damir Zakharovich em que o mesmo afirmou que um gigantesco asteroide poderia colidir com a terra em 16 de fevereiro - amanhã, quinta feira. Desde então tem aparecido diversas matéria na internet com a sombria previsão. Mas será mesmo que o mundo vai acabar amanhã?

Primeiro é importante saber que o russo Zakharovich não afirmou com certeza. Ele disse "poderá colidir". As pessoas à fim de buscar visibilidade distorceram as palavras do suposto astrônomo e começaram a afirmar que o tal asteroide vai realmente cair.

Mas afinal, vai cair ou não?
A resposta é simples e direta: NÃO!

Amanhã, dia 16 de fevereiro de 2017, não vai haver fim do mundo e nenhum acontecimento catastrófico está previsto para acontecer, estas são as palavras da NASA e da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

A SAB divulgou uma nota nesta terça-feira reafirmando que não existe nenhum indicio nem argumento cientifico para apoiar essa teoria e que a notícia não passa de sensacionalismo barato".

O asteroide WF9
Em 27 de novembro de 2016 a NASA divulgou que um objeto com diâmetro entre 0,5 e 1 quilometro identificado por WF9 está se dirigindo em direção a terra, mas que sua trajetória passará a milhões de quilômetros de distancia do nosso planeta e não oferece nenhum risco. No dia 25 de fevereiro o corpo celeste que ainda não se sabe se é um asteroide ou um cometa sem cauda, passará em seu ponto mais próximo à terra: 51 milhões de quilômetros.

É importante saber que até o fim de fevereiro 36 asteroides passarão "perto" da terra mas que segundo a NASA nenhum dele oferecem risco ao planeta. O asteroide que passará mais perto da terra nesse período será o BY93. Ele passará a apenas 921.600 quilometro. Aproximadamente duas vezes e meia a distancia entre a terra e nossa lua. Apesar de passar perto o objeto é considerado muito pequeno e mesmo que caísse na terra não causaria nenhum dano.

Quanto às informações relacionadas ao fim do mundo que saem na internet, é melhor sempre checar as fontes antes de sair por aí divulgando ou se preparando. Afinal, o seguro morreu de velho.

Fonte: Nasa, SAB, Daily Mail, Veja.com