Por: Tribuna de ACOPIARA
Chuvas garantem abastecimento em 21 cidades até 2018, porém outras, como Acopiara, ainda estão com o nível dos reservatórios em estado crítico.
Acopiara é uma das cidades que ainda não choveu o suficiente para acumular água no principal reservatório da cidade. |
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê dias nublados e chuvosos em todas as regiões do Ceará nesta quinta e sexta-feira (23 e 24). As chuvas são ocasionadas pela atuação de uma zona de convergência intertropical no Nordeste brasileiro.
Nesta quarta-feira (22), as chuvas se concentraram principalmente no litoral e Região Norte do estado. As precipitações ocorreram em 74 das 184 cidades do Ceará, sendo os maiores volumes em Barro (70 milímetros), Granja (59), Itaitinga (54) e Cascavel (47).
Chuva em Fortaleza. |
Segurança hídrica em 21 cidades
Nesta quarta, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) divulgou uma lista de 21 cidades onde as chuvas garantiram armazenamento de água até pelo menos 2018.
Os municípios são Altaneira, Antonina do Norte, Canindé, Caridade, Coreaú, Forquilha, General Sampaio, Graça, Independência, Maranguape, Martinópole, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Paramoti, Pires Ferreira, Reriutaba, Senador Sá, Tejuçuoca, Uruoca e Varjota. Além dos distritos de Lagoa do Mato (Itatira), São Domingos (Caridade), Tabuleiro dos Mendes (Antonina do Norte) e Lapa (Graça). Para o diretor de Unidade de Negócios do Interior da Cagece, Hélder Cortez, o número ainda pode aumentar.
Em Fortaleza e Região Metropolitana, a situação segue crítica. O principal açude que abastece a região, o Castanhão, está muito abaixo de sua capacidade de armazenamento, com um volume de apenas 5,7%.
Com a colaboração do G1.com
Um comentário:
Participe! Deixe aqui sua opinião e o seu comentário.
Postar um comentário