26/03/2017

Manifestação em apoio a Trump termina com distúrbios e detidos na Califórnia.

Por: Tribuna de ACOPIARA

Confusão ocorreu em Huntington Beach. Outras cidades também tiveram passeatas em apoio ao presidente americano.

Policiais detêm manifestante contrário a Trump que se envolveu em briga durante manifestação em apoio ao presidente neste sábado (25) em Huntington Beach, na Califórnia (Foto: REUTERS/Patrick T. Fallon)

Pelo menos duas pessoas foram detidas neste sábado (25) durante um confronto entre simpatizantes e críticos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorrido durante uma passeata em Huntington Beach, na Califórnia.

Segundo pôde constatar a Agência Efe, a manifestação organizada nesta cidade por simpatizantes de Trump terminou em distúrbios quando encontrou um grupo de opositores ao presidente.

A polícia local teve que intervir para apaziguar os ânimos e deteve pelo menos duas pessoas, de acordo com a Efe. Já a TV local KTLA afirma que três pessoas foram detidas.

Uma jornailsta do "Los Angeles Times" postou no Twitter um vídeo que mostra uma das brigas; assista abaixo:

A passeata nesta cidade ao sul de Los Angeles foi uma das várias realizadas neste sábado em diversas cidades do país, nas quais os apoiadores de Trump saíram às ruas para expressar seu respaldo, um dia depois que sua proposta de lei para substituir a reforma da saúde promulgada em 2010 não prosperou por falta de acordo dentro do Partido Republicano.

"Ainda estamos percebendo que Donald Trump está na presidência, o que queremos dizer às pessoas é que têm que respeitar o chamado de Deus, porque ele permitiu que Trump fosse eleito", disse à Efe Mary Velasquez, uma latina que marchou na rica Huntington Beach.

Manifestantes marcham em apoio a Donald Trump neste sábado (25) em Huntington Beach, na Califórnia (Foto: Mark RALSTON / AFP)

Os eleitores de Trump não qualificaram como fracasso o fato de os republicanos não terem alcançado nesta sexta-feira o consenso necessário para levar adiante o projeto de lei de saúde com o qual queriam substituir a reforma da saúde impulsionada pelo ex-presidente Barack Obama, conhecida como "Obamacare".

"Não perdemos nada, só não se chegou a um acordo. Estamos pedindo unidade em torno do presidente e seu gabinete", destacou María Quintanilla, outra hispânica presente na passeata.

Apoio em outras cidades
As manifestações a favor de Trump ocorreram também em estados como Rhode Island, onde os apoiadores do presidente chegaram até o município de Providence e se enfrentaram verbalmente com opositores, em meio à forte presencial policial.

Apoiadores de Trump se concentraram diante da estrela dedicada a ele na Calçada da Fama em Hollywood (Foto: Mark RALSTON / AFP)

Em cidades como Seaside Heights (Nova Jersey) e Filadélfia (Pensilvânia), as demonstrações de respaldo foram dirigidas também ao vice-presidente Mike Pence e às forças armadas.

Em Hollywood, cerca de 50 apoiadores do presidente se concentraram diante da estrela dedicada a Donald Trump na Calçada da Fama, enquanto na capital do estado, Sacramento, se repetiram as manifestações de apoio ao presidente.

Pelo Twitter, o presidente agradeceu o apoio nas manifestações. "Obrigado por toas as passeatas Trump de hoje. Apoio incrível. Nós todos vamos fazer a América grande de novo", postou.

Com a colaboração do G1.com

Nenhum comentário: