04/10/2024

Prefeito de Acopiara, Antonio Almeida concede entrevista para avaliar a corrida eleitoral de 2024

Por: Tribuna de ACOPIARA

Entrevista foi transmitida pelas redes sociais do Prefeito que avaliou o panorama geral dessas eleições.


Hoje, dia 04 de setembro de 2024, o atual prefeito de Acopiara, Antonio Almeida Neto, concedeu entrevista para fazer uma análise do panorama geral das eleições municipais na cidade de Acopiara.


Durante quase uma hora de entrevista o prefeito abordou diversos pontos considerados por ele como importantes nessa campanha, bem como analisou sua atual gestão. Também trouxe graves denúncias de violações criminosas que segundo o prefeito estão sendo cometidas por pessoas identificadas como eleitores da oposição. No aspecto geral a entrevista teve como objetivo alertar a população para possíveis crimes eleitorais, apaziguar os ânimos e buscar tranquilizar a população quanto à segurança dos eleitores nessa reta final de campanha.

Dente os pontos mais importantes abordados pelo prefeito, podemos destacar:

- CANCELAMENTO DE EVENTO: O prefeito anunciou o cancelamento do evento de encerramento da campanha da sua candidata e utilizou como justificativa do cancelamento os seguintes argumentos: Missa de São Francisco, tempo muito pouco para realização do evento e violência eleitoral.

Segundo o prefeito, em respeito ao evento religioso tradicional da cidade, que é a missa de encerramento das festividades de São Francisco, que começa por volta das 18 horas e termina por volta das 20 horas, a melhor decisão seria abortar o evento. Isso porque ao esperar o término da missa para iniciar o evento de encerramento, a campanha teria apenas 2 horas para realizar o evento, mas 2 horas não é tempo suficiente. Como sabemos, às 22hrs todos os eventos públicos de campanha devem ser interrompidos. Outro motivo apresentado foi a crescente onda de violência política que tem ocorrido na cidade. Segundo o prefeito esse evento teria potencial de inflamar ainda mais os ânimos e a violência poderia sair do controle.

- VIOLÊNCIA POLÍTICA: O prefeito denunciou publicamente uma série de eventos violentos, bem como ações de grupos armados visando exclusivamente amedrontar os cabos eleitorais e a população em geral. Ele aproveitou a oportunidade para conclamar a população para não se submeter às ameaças e garantiu que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para denunciar, localizar e prender tais indivíduos.

- REFORÇO NO POLICIAMENTO: O prefeito informou que já solicitou o reforço do policiamento militar, bem como solicitou apoio da Força Nacional de Segurança para reforçar a segurança na cidade e coibir ações violentas nessa campanha.

- MUDANÇA DE COMANDO NA POLÍTICA ACOPIARENSE: O prefeito Antonio Almeida informou que, caso a candidata dele ganhe essas eleições, ele passará para ela o controle político do grupo ao qual ele é líder. É importante lembrar que a última vez que o grupo político dos Almeidas teve uma troca de comando, foi quando da passagem de bastão do Finado Chico Sobrinho para seu filho Antonio Almeida. Nem mesmo quando o Felipe Almeida foi eleito prefeito, não houve uma passagem de bastão. Caso Antonio Almeida passe o comando do grupo dos Almeidas para sua sobrinha, será a primeira transição quase 40 anos, algo realmente raro de acontecer em Acopiara.

- LIDERANÇA NAS INTENÇÕES DE VOTOS: É importante lembrar que Acopiara não tem nenhuma pesquisa oficial e quaisquer informações sobre quem vai ganhar não passa de informação extraoficial ou até mesmo palpite. Dito isto, é importante ressaltar uma fala do prefeito que deixa transparecer que a candidata dele está na frente nas pesquisas internas do partido. É importante lembrar novamente que essas pesquisas internas não são pesquisas oficiais e possuem caráter meramente especulativo e serve apernas para nortear os próprios candidatos. Mas, independentemente de ser verdade ou não, o prefeito afirmou categoricamente que a candidata dele está na frente e que insinuou que ela vai ganhar com pelo menos 1.500 votos de vantagem.

- ENTREGA DE OBRAS: O prefeito anunciou a entrega da reforma da Escola Municipal da Vila esperança, que acontecerá hoje, às 16hrs. Essa escola tem sido objeto de intensas críticas da oposição que acusa a administração de morosidade em sua reforma. Segundo o prefeito, essa era a última escola do município que faltava reformar, isso porque essa escola seria doada para o Governo Federal, ainda no governo Bolsonaro, para ser construída no lugar uma escola modelo Cívico Militar. Mas como Bolsonaro não se reelegeu, o projeto de tal escola foi interrompido e a prefeitura precisou reaver a escola para ela mesma reformar. Nas palavras do prefeito, a culpa de toda essa demora foi simplesmente por questões burocráticas entre o Município e a União.

- RESPEITO POLÍTICO: O prefeito fez questão de frisar em diversas vezes que seu grupo político sempre optou pelo respeito aos opositores e nunca destratou, ameaçou ou fez qualquer ato que colocasse em risco a integridade dos opositores. O prefeito pediu paz na política acopiarense e conclamou todas lideranças políticas para se unirem em prol de uma política mais transparente, com segurança e respeito ao próximo. Ressaltou que seu grupo é movido pela paz, mas que não recuará frente à investidas violentas.

Procurados pela reportagem, a campanha do opositor não se manifestou até a publicação desta reportagem. Deixamos o espaço aberto para os citados se manifestarem.

Nenhum comentário: