Por: Tribuna de ACOPIARA
A quadra chuvosa do Ceará tem sido bem regular até agora, mas a intensidade tem deixado a desejar. Como consequência desse tipo peculiar de chuvas, a agricultura comemora e deverá ter uma safra muito boa neste ano. Quem plantou deverá colher perto dos 100%. Algo que a muito tempo não se via por essas terras. Já os açudes, estão com sua capacidade de água muito aquém do esperado. As chuvas de pouca intensidade não têm conseguido realizar as recargas necessárias e os reservatórios estão com o nível de água ainda muito baixo.
Acopiara exemplifica bem essa situação: as plantações estão muito bem, mas os reservatórios de água estão com a capacidade bem abaixo do esperado. É o caso da Barragem Dr. Tibúrcio Soares que segue sem tomar água e seu nível ainda continua crítico.
Leia Também:
- Açudes do Ceará têm média de 10,3% da capacidade, afirma Cogerh. Bacia do Quincoê está no seu volume morto.
- Bacia do Quincoê encontra-se em estado crítico. Barragem Dr. Tibúrcio Soares ainda não tomou água neste ano.
Mas existem açudes que a falta de chuvas não é um problema tão grave. Isto acontece em determinados açudes por causa da sua topografia: tomam água com muita facilidade e rapidamente enchem. Alem dessa rapidez na recarga, o terreno contribui para diminuir a evaporação da água.
Um exemplo de um açude desse tipo é mostrado em uma reportagem a TV Verdes Mares que re-exibimos agora com exclusividade para você. Confira:
Um exemplo de um açude desse tipo é mostrado em uma reportagem a TV Verdes Mares que re-exibimos agora com exclusividade para você. Confira:
Nenhum comentário:
Postar um comentário