Por: Tribuna de ACOPIARA
Linha Metrô Jabaquara-Terminal Santo Amaro será usada no teste. Os ônibus vão ser intercalados com outros com cobradores.
SP Trans vai testar ônibus sem cobrador neste sábado (Foto: Tatiana Santiago/G1) |
A Prefeitura de São Paulo autorizou uma empresa a testar neste sábado (1º) o uso de ônibus municipais sem cobrador. Vai ser um teste em 5 veículos da linha Metrô Jabaquara-Terminal Santo Amaro, da Viação MobiBrasil. Os ônibus vão ser intercalados com outros coletivos com cobradores.
Segundo a SPTrans, a empresa se comprometeu para que não haja demissão de cobradores. Atualmente, 6% dos passageiros do sistema municipal pagam as passagens com dinheiro. O restante, com bilhete único. Esses ônibus só vão aceitar bilhete único como pagamento.
Em fevereiro, o prefeito João Doria (PSDB) disse que pretendia criar estações de embarque localizadas nos terminais para o passageiro passar já o bilhete único. Com isso, não haveria a necessidade de um cobrador dentro do coletivo.
O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), cumprimenta cobrador de ônibus na manhã desta segunda-feira (Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúdo) |
"Gradualmente, com o tempo, é possível que isso venha a ocorrer [extinção do cobrador], mas sem desemprego. Nós estamos solicitando que as empresas capacitem os cobradores para serem motoristas", disse o prefeito, na época.
Outras gestões municipais anteriores já tentaram acabar com a função de cobrador, mas desistiram após pressão da categoria ou foram impedidas por decisões judiciais.
Apesar da mudança que atinge cerca de 20 mil cobradores, o prefeito garante que não haverá demissão em massa. "Não haverá desemprego. Não faremos isso de maneira repentina, faremos isso gradualmente sem nenhum prejuízo aos cobradores", afirmou Doria.
Com a colaboração do G1.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário