[Artigo de Opinião]
Por: Tribuna de ACOPIARA
O Ex presidente Lula pretende concorrer, mas tudo indica que o PT não conseguirá sustentar a candidatura na justiça.
Já é sabido de todos que o Ex-presidente Lula dificilmente conseguirá concorrer à presidência em 2018. Mesmo com o PT insistindo que ele vai sim, todo o judiciário, ao que parece, já fechou posição sobre o Lula e decretou sua "morte política".
Com a inevitável inelegibilidade do Lula surge uma questão: Quem será o candidato do PT?
O Partido dos Trabalhadores insiste que será Lula de um jeito ou de outro, mas já trabalha com a hipótese de um plano B. Porém não existe na agremiação um nome forte o suficiente para encabeçar uma campanha presidencial.
A saída mais obvia nesse caso é o PT abdicar de ter um candidato próprio e apoiar outra legenda.
Mas quem seria a pessoa ideal para receber o apoio do Lula?
Sem rodeios, não há ninguém mais indicado do que o Ciro Gomes.
A família Ferreira Gomes sempre foi grande aliada do Lula e o defendeu com unhas e dentes. O Ceará, reduto político dos Ferreira Gomes, é um dos Estados onde o PT mais recebe votos. O Cid Gomes, irmão de Ciro, quando era Ministro da Educação subiu ao plenário da Câmara para mostrar seu apoio à Dilma e repudiar o jogo político que se desenhava à época. Lula tem em Ciro mais que um aliado; tem um amigo, um defensor e um crítico construtivo.
Ciro sempre deixou claro que quer o apoio de Lula. Ele também nunca escondeu a admiração que tem pelo Líder político da mesma forma que nunca furtou-se em criticá-lo nos pontos que considera erros do Ex-presidente. O Lula certa vez falou que o Ciro nunca seria presidente pois peca pela língua, uma clara referencia à personalidade do Cearense. Ciro não engole nada calado e é bem firme com as palavras quando defende seus pontos de vista.
Por essas e por outras é que a saída para o PT, apesar de não ser fácil, porém óbvia é abdicar da candidatura de Lula e apoiar o Ciro Gomes para presidente em 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário