Por: Tribuna de ACOPIARA
Reservatório da cidade está atualmente com um terço da sua capacidade.
A população de Acopiara está cada dia mais animada com com as chuvas de 2020 e não raramente aparecem nas redes sociais previsões de que a barragem da cidade atingirá seu volume máximo esse ano.
Verdade seja dita, desde que iniciamos o esse período de seca, de 2012 até 2019, esse ano de 2020 é o ano em que o famoso reservatório acumulou maior volume de água. As mais diversas fotos que circulam nas redes sociais, mostram as aguas se aproximando dos "combogós da casa de força" da CAGECE.
Quem mora na cidade a muito tempo e presenciou o açude sangrando em outrora sabe que esses famosos combogós são a referencia para atestar o acumulo de agua do reservatório.
Barragem de Acopiara-CE. Ponto de referencia para sangria do reservatório. |
Atualmente o nível de água da barragem já está bem elevado. Até o fechamento dessa reportagem, dia 19-04-2020, o nível já se aproximava bastante da referencia de transbordo, conforme poderemos verificar na foto abaixo.
Barragem de Acopiara, 19 de abril de 2020. |
Porém, apesar das imagens serem animadoras, precisamos nos ater aos fatos e aos números. A FUNCEME realiza um acompanhamento diário dois reservatórios do Ceará, e segundo o órgão a Barragem Dr. Tibúrcio Soares, que é hidrograficamente conhecida por Bacia do Quincoê, está com apenas 33,24% de sua capacidade, conforme mostra infográfico abaixo. Isso significa que ainda vai precisar de muita, mas muita chuva para encher; chuvas essas que não parecem estar dispostas a caírem.
Esses dados estão disponíveis no portal da FUNCEME: http://www.funceme.br/produtos/script/acudes_e_rios/Boletim_diario_nivel_acudes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário