Por: Tribuna de ACOPIARA
Como atividade da Coordenação Municipal de Cultura de Várzea Alegre, aconteceu neste domingo, 26, a XIII Romaria à Capela de Maria de Bil e visita à estátua do Cristo Ressuscitado.
A tradição vem sendo seguida e logo na madrugada, por volta das 5h, fiéis se concentraram na praça da Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, de onde seguiram em ônibus cedidos pela Prefeitura até o bairro Sanharol, onde participaram de um café comunitário, na Escola Antão Leandro Bitu.
Após o café comunitário, os fiéis seguiram em caminhada, num percurso de 3km até o alto da Serra da Gravié, onde foi construída em 1957, pelo agricultor José Alves de Oliveira (Zé Pretinho) a capela que referência um dos pontos do martírio de Maria, que em 11 de março de 1926, foi brutalmente assassinada pelo marido Bil após o rompimento do casamento.
Como reforço ao local de romaria anual, em 2014, foi implantada na Serra do Gravié, pela Prefeitura, uma estátua do Cristo Ressuscitado medindo 12 metros de altura, feita em fibra de vidro.
O prefeito Zé Helder acompanhou a romaria e ao final falou aos admiradores de Maria de Bil, que estava contente por ter a oportunidade de voltar a contribuir com o evento religioso e cultural, que foi iniciado em sua primeira gestão em 2005, com a secretaria municipal de Cultura. Ele disse que agora, em seu terceiro mandato, vai contribuir para a caminhada, melhorando a infraestrutura do local.
O povo participa da caminhada com muita devoção, seguindo os rituais que lembram o martírio de Maria, mas também sua fé, compaixão e atenção aos pedidos dos que nela depositam esperança. O coordenador de Cultura, Hélio Batista, disse que a religiosidade popular explica o sentimento de fé que motivo a população.
Com a colaboração do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário