18/12/2017

Funcionários do Jaburu lavam carros com mangueira em meio à crise hídrica no DF; veja vídeo

Por: Tribuna de ACOPIARA
Imagens foram feitas na manhã desta segunda-feira. Por flagra semelhante, governo do DF proibiu irrigação de canteiros em prédios públicos.

Em plena crise hídrica em Brasília, Palácio do Jaburu usa água para lavar carros.

Em plena crise hídrica, a TV Globo flagrou funcionários do Palácio do Jaburu – residência oficial onde vive o presidente da República Michel Temer – lavando carros oficiais com mangueiras. As imagens foram feitas pelo repórter cinematográfico Diogo André na manhã desta segunda-feira (18).

Na grama, equipamentos também faziam a irrigação, apesar de nos últimos dias ter chovido praticamente todos os dias no Distrito Federal.

Em nota, a Presidência informou que não tem usado o sistema de irrigação durante o período de chuvas. "Entretanto, no dia de hoje a equipe que cuida da rede de irrigação estava fazendo manutenção nos dutos, deste modo foi necessário ligá-la para a realização de testes."

Funcionários irrigam carro oficial no Palácio do Jaburu (Foto: TV Globo/Reprodução)
"Os carros oficiais que atendem as equipes de segurança do Presidente e família são lavados com controle rigoroso do consumo de água. A água que abastece o Palácio do Jaburu é fornecida pela Caesb [a Companhia de Saneamento do DF]", continuou a Presidência.

"A Administração do Palácio informa ainda que há sim orientações para reduzir os gastos, inclusive estudos formam solicitados para reestruturação no sistema de aspersores, com o objetivo de reduzir o consumo de água naquele Palácio."

Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício chega a 560 litros. A orientação para consumir menos água é lavar o carro somente uma vez por mês, com balde. Neste caso, o consumo é de apenas 40 litros.

Proibido
Em outubro, o governador Rodrigo Rollemberg determinou a suspensão imediata da irrigação dos canteiros de prédios públicos da capital federal.

A decisão foi tomada após a TV Globo flagrar um funcionário irrigando as plantas do Palácio do Buriti, sede do governo do DF, com uma mangueira.

Jardineiro irrigando plantas no Buriti (Foto: TV Globo/Reprodução)

A determinação também inclui o Palácio do Buriti. No entanto, não vale para prédios que são de competência do governo federal, como o Jaburu.

Segundo a nota do governo, a ordem foi enviada à Novacap, responsável pela manutenção do espaço urbano do DF. Além dos jardins de prédios públicos, o órgão também cuida das áreas verdes de quadras residenciais e comerciais de toda a capital.

Desde janeiro deste ano, o DF passa por racionamento de água. Apesar da volta da chuva, a situação segue considerada crítica. Por isso, não há estimativa de quando a restrição deve acabar. Toda semana, o G1 atualiza o cronograma do racionamento, em que dá para conferir as áreas afetadas pelos cortes diariamente.

Com a colaboração do G1.com

Nenhum comentário: