Por: Tribuna de ACOPIARA
A Barragem do Quincoê transborda 9 anos depois, em mesma data.
Barragem de Acopiara, Dr. Tibúrcio Soares (Barragem do Quincoê). Foto: Mikael Teixeira |
A Barragem de Acopiara, conhecida por Barragem Dr. Tibúrcio Soares, mas possui nome técnico de Barragem do Quincoê, atingiu 100% de sua capacidade e transbordou no inicio da noite de ontem, 24 de abril.
Leia Também:
- Acopiara não faz mais parte da Região Centro-Sul do Ceará.
- Acopiara tem a segunda maior chuva do Ceará nas ultimas 24 horas.
Curioso que, a ultima vez que o reservatório havia transbordado foi no meio da tarde de 24 de abril de 2011. Mesma data e quase mesmo horário.
A Barragem do Quincoê é o principal reservatório do Rio* Quincoê. Com as chuvas dos ultimos dias a bacia do Quincoê atingiu sua capacidade máxima e todos os reservatórios que a compõe estão transbordando.
Barragem do Quincoê. (Foto: Mikael Teixeira) |
Em Acopiara a notícia do acontecido causou avorosso na população, que apesar das recomendações para não irem até a parede do reservatório, compareceram em número bem elevado para presenciar o tão raro acontecimento. Em outras ocasiões, a sangria da Barragem do Quincoê era motivo de grande festividade em suas dependências; mas este ano, por conta do coronavírus, o pessoal está mais contido. Contudo a felicidade é plena na cidade, pois a mesma vinha de 9 anos de seca e em 2019 secou por completo.
Rio Quincoê em Vermelho e Bacia do Quincoê em Azul. Foto: Google Maps |
A SECA EM ACOPIARA
Durante os últimos 9 anos, assim como boa parte do nordeste, Acopiara foi acometida de sua pior seca desde que se tem notícia. O abastecimento de água da cidade ficou profundamente comprometido e esta socorria-se de uma adutora emergencial que não conseguia suprir a demanda da cidade.
Barragem de Acopiara seca em Dezembro de 2019. Foto: Redes Sociais |
O racionamento de água tornou-se rotina no dia-a-dia dos acopiarenses e estes sofriam profundas privações por conta do liquido tão precioso. Nos últimos 4 anos, O principal reservatório ficava praticamente seco ao final do ano e em dezembro de 2019 o reservatório não contava com uma unica gota de água.
O abastecimento da cidade era feito através de uma adutora emergencial que transportava água desde o açude Trussú até a cidade. Devido a problemas estruturais e à distancia, o sistema de condução da águia não operava em sua plenitude e como consequência a demanda da cidade não era completamente atendida.
Adutora Emergencial do Trussu-Acopiara. Foto: Desconhecido |
Agora, a bacia do Quincoê está cheia e a população pode respirar aliviada, haja vista a situação já se aproximava do limite. Com sua carga máxima, a Barragem do Quincoê consegue abastecer a cidade durante 18 meses ininterruptos sem chuvas.
Barragem de Acopiara Sangrando, abril de 2020. |
____________________
* Inicialmente o Riacho Quincoê era classificado como um rio semi-perene, hoje é classificado como rio seco, mas o termo riacho é comum e popularmente aplicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário